22.MAR.2019 - 00:07
Receba nosso conteúdo exclusivo! CADASTRE-SE AGORA

Fique por dentro

#Gastronomia

8 curiosidades sobre o brigadeiro

Doce que é a cara do Brasil

Cada brasileiro sabe a delícia que é um brigadeiro. Mas será que você conhece as curiosidades sobre essa sobremesa? Veja só:

 

1. O brigadeiro é uma invenção nacional

O brigadeiro tem a cara do Brasil, pois foi criado aqui. Inicialmente, o doce já existia sob o nome de "negrinho". Depois, em 1945, o nome ¨negrinho¨foi trocado para adquirir mais popularidade.

 

2. A razão por trás do nome "brigadeiro"?

O brigadeiro foi criado com a intenção de arrecadar dinheiro para a campanha presidencial do militar Eduardo Gomes contra o Eurico Gaspar Dutra. O primeiro criou o slogan "Vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro". E, acredite, ele conquistou muitos fãs. Portanto, o brigadeiro quase mudou o rumo do Brasil. Porém o militar perdeu as eleições para o general com somente 35% dos votos.

 

3. A receita foi modificada com o tempo

A primeira versão de brigadeiro levava leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. Com o tempo a ideia de misturar leite condensado e chocolate mostrou-se uma ótima combinação para a receita nova.

 

4. Para quê o granulado?

A ideia do granulado foi decorar o brigadeiro. Porém um simples enfeite tornou-se um componente essencial das receitas atuais de brigadeiro.

 

5. O brigadeiro ficou conhecido internacionalmente

No exterior o brigadeiro é chamado de trufa brasileira e já conquistou vários fãs com a sua textura.

 

6. Valor calórico do brigadeiro

A quantidade média de calorias numa bolinha de brigadeiro é de aproximadamente 38 calorias. Claro, precisamos manter a moderação, mas, como podemos ver, o brigadeiro não deve deixar muito peso na consciência. Existem até as versões fitness do brigadeiro preparadas com chuchu e biomassa para quem estiver de dieta.

 

7. Variações da sobremesa

A popularidade do doce trouxe as opções variadas dele no Brasil e lá fora. As versões mais criativas são as receitas com o limão siciliano, caipirinha, pistache, café e até pimenta.

 

8. Brigadeiro na versão salgada

Brigadeiro salgado foi criado para as pessoas que não curtem doce. Ele é feito de batata, requeijão, queijo parmesão, farinha de trigo e macarrão cabelinho de anjo e deve ser frito!

 

FONTE: https://fabiosa.com.br/rsmab-aumab-pbgic-8-curiosidades-sobre-o-brigadeiro/

< Voltar