Casa de mate com o conceito “to go” será inaugurada nesta sexta, em Curitiba


Drinks & Foods · 14 de outubro de 2021

A história do Paraná está diretamente relacionada ao ciclo da erva-mate. A famosa planta chegou a responder por 85% da economia paranaense, garantindo a autonomia financeira que resultou na emancipação política do Estado, em 1853. Obviamente, além de todos os aspectos econômicos, a erva-mate influenciou diretamente a cultura e, também, o estilo de vida dos paranaenses.

Motivados pela história e pela representatividade da erva-mate, os empresários Dayane Negrello, Lucas Lopes Muller e Raphael Umbelino acabam de tirar do papel um grande sonho: a casa de bebidas OW Mate, que tem, obviamente, erva-mate como grande estrela. Aberta há alguns dias em soft opening na cidade de Curitiba (PR), a Ow Mate será inaugurada oficialmente, com o seu menu completo, nesta sexta-feira, dia 15 de outubro. O empreendimento segue o conceito “to go”, com bebidas servidas em copos para viagem.

Segundo Raphael Umbelino, a Ow Mate nasce para democratizar o consumo de erva-mate no Brasil, valorizando sua história e destacando seus aspectos funcionais. “A erva-mate é cercada de muitas histórias e lendas, além de ser utilizada há séculos como fonte de energia e vitalidade. Para os índios, por exemplo, ela era uma planta oferecida pelos deuses para fortalecer os guerreiros. Com o passar do tempo, as propriedades da erva-mate foram destacadas pela ciência. Ela possui diversas propriedades nutritivas que beneficiam o corpo humano, servindo como estimulante natural e antioxidante, protegendo células hepáticas, diminuindo o colesterol ruim e fornecendo vitaminas e minerais”, comenta Umbelino.

O menu da Ow Mate, desenvolvido por Pedro Bello e Igor Bispo, todo preparado com erva-mate orgânica produzida no Estado do Paraná, além de outros ingredientes premium, é dividido em bebidas quentes (copos de 210ml), geladas (copos de 350ml e 550ml) e smoothies (copos de 350ml e 550ml). “Fomos buscar grandes especialistas do mercado para desenvolver o nosso cardápio e, principalmente, credenciar a nossa ideia. O resultado é um menu com preparos criativos, saborosos e que trazem a erva-mate como grande estrela”, detalha Dayane Negrello.

Entre os destaques do cardápio, que conta com preços a partir de R$ 6, está o Immunimate (chá mate quente, limão, gengibre e mel), o Relax Mate (chá mate quente e purê de maracujá), o Coco mate (chá mate gelado, suco de limão, xarope de coco e xarope de hortelã), o Mate Mule (chá mate gelado, concentrado de Limão, purê de pêssego, laranja e espuma de erva-mate), o Mate Verano (chá mate gelado, concentrado de limão, purê de pêssego e laranja) e o Smoothie Pink Mate (chá mate gelado, purê de frutas vermelhas, purê de morango e limão).

Para quem busca versões mais tradicionais da bebida, a OW Mate oferece clássicos como o Puro Mate (chá mate quente ou gelado) e o Mate Carioca, que faz sucesso no Rio de Janeiro (RJ) propondo a união de chá mate gelado e suco de limão. Fechando o cardápio, o empreendimento oferece empanadas argentinas tradicionais, com sabores especiais que harmonizam perfeitamente com as bebidas da casa.

A primeira loja da Ow Mate foi instalada na Avenida Vicente Machado (nº 190), no Centro de Curitiba (PR). A casa será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, e vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. Mais informações no perfil oficial da marca no Instagram (@ow_mate).